Lula diz que não tem razão para respeitar a decisão da Justiça…

segundo leio. O PT decidiu aprovar a pré-candidatura de Lula, mesmo após a condenação pelo TRF-4 ontem. A fala do chefe:

“Esse ser humano simpático que está falando com vocês não tem nenhuma razão para respeitar a decisão de ontem”, afirmou o ex-presidente, em reunião da Executiva Nacional do PT. “Quando as pessoas se comportam como juízes, sempre respeitei , mas quando se comportam como dirigentes de partido político, contando inverdades, realmente não posso respeitar. Senão perderei o respeito da minha neta de 6 meses, dos meus filhos e perderei o respeito de vocês.”

Comecemos pelo começo: é impressão minha, ou Lula já está naquela idade de começar a perder o fio da conversa? O trecho não faz muito sentido. Lula sempre se expressou mal*, mas parece que agora atingiu o nível Dilma Rousseff de desconexão verbal. Que quer dizer com “não vai respeitar”? Que tem a neta de seis meses a ver com a história?

E continuemos pelo óbvio: ele vai fazer o que? Se por “não respeitar” ele entende “não acatar”, não há nada dentro da lei que lhe garanta esse direito; por acaso ele está dizendo que vai romper de vez com a legalidade? E como vai ser isso?

Vai fugir do país? Para onde; todos os amigos internacionais do homem na Venezuela, em Cuba, na Bolívia, e no Irã estão mal das pernas.

(ah é, parece que não vai dar)

Vai mandar os capangas intimidarem e aterrorizarem os adversários? Até acho que ele bem gostaria, mas não tem como: seus apoiadores não estão dispostos a matar e morrer por ele. Por Deus, eles não estavam dispostos nem a esperar o fim do julgamento desta quarta-feira antes de picar a mula.

Vai pegar em armas, dar um golpe de Estado, chamar pela intervenção dos amiguinhos na Venezuela? Com que apoio, com que exército?

Vai convocar a Grande Marcha do Povo para coroá-lo ditador em Brasília? Que povo? A maioria do povo acha que o julgamento no TRF-4 foi justo. Lula tem a maior proporção de intenções de voto (34% – é bom ser o nome conhecido…), mas também a maior rejeição (39%). No mínimo, o povo comum não está muito animado com Lula; e a observação nos diz que o número de fanáticos que ele tem a seu favor é contrabalançado pelo número de fanáticos que tem contra si.

Vai hackear as urnas para o seu constar na lista de candidatos, depois que o TSE negar a candidatura? Acho que de toda a lista esta é a que ele mais tem chance de conseguir… e não vai acontecer também.

É bravata. Bravata demais para relevância política de menos.

*Sim, ele sempre se expressou mal. Um dos mitos mais bizarros criados na era petista foi essa idéia de que Lula seria um grande orador. Não é, nunca foi. Quando o deixavam para fazer discurso por conta própria, Lula nunca falhou em falar bobagem. Para elegê-lo em 2002, precisou o Duda Mendonça moderar a discurseira e convencê-lo a parar de improvisar; e mesmo assim ele achou por bem fugir de alguns debates (e não era para menos: ele caía até em pegadinha do Garotinho) Até meados do primeiro mandato, o tipo mais comum de piada com Lula (depois da do dedinho) envolvia alguém falando metaforicamente e ele respondendo; isso parou lá por 2007, quando ele foi alçado à condição de semideus pai-da-pátria. O Lula Gênio da Política e Mestre da Retórica é, como quase tudo que se impingiu no povo nos últimos treze anos, criação das empresas de marketing.

 

Anúncios

Um comentário em “Lula diz que não tem razão para respeitar a decisão da Justiça…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s